Grupos de trabalhos - GTs

LISTA DE PROPOSTA DE GTS V CONLID

 

GT 1 - ARGUMENTAÇÃO, LÉXICO E ENSINO SOBRE O PAPEL DAS CIÊNCIAS NO BRASIL: MÚLTIPLAS INTERFACES NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO TEXTO

Coordenadores: Edmar Peixoto - UERN; Maria José Fernandes - SEEC; Márcia Pereira da Silva – UERN

E-mail: gt01vconlid@gmail.com

Ementa: Os estudos envolvendo investigações sobre texto contemplam diferentes campos disciplinares e diversas perspectivas teórico-metodológicas e analíticas. Considerando tal contexto, é natural que esse objeto de estudos seja concebido, analisado e ensinado de acordo com os pressupostos delimitados por cada área do conhecimento, o que explica as particularidades delineadas nos quadros teóricos desenvolvidos. Por essa razão, percebemos que é salutar, além de analisar de que modo as questões argumentativas e lexicais se evidenciam na organização textual, compreender de que forma tais elementos são materializados no texto como objeto de ensino, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Nessa perspectiva, propomos este simpósio temático com o objetivo de reunir, no contexto dos estudos linguísticos, investigações que versem sobre a função da argumentação e do léxico na construção de sentidos dos textos/discursos, independentemente das perspectivas teóricas adotadas, assim como intencionamos ampliar os debates em torno dessa temática, discutindo aspectos que revelem como o ensino do texto se materializa nos diferentes níveis de formação. Por conseguinte, a nosso ver, o simpósio poderá promover um relevante diálogo entre pesquisadores(as) com o intuito de compreender o campo de estudos do texto/discurso, vislumbrando diferentes aportes teóricos, metodológicos e analíticos, mas que se complementam quanto ao que podem revelar sobre tal fenômeno investigativo e/ou sua funcionalidade nos estudos linguísticos, considerando, sobretudo, as práticas sociais de linguagem.

GT 2 – DISCURSO, MÍDIA E SOCIEDADE

Coordenadores: Daiany Ferreira – UERN; Geilson Fernandes –INCT, CPCT, Fiocruz

E-mail: gt02vconlid@gmail.com

Ementa: O presente GT objetiva abrigar discussões que reflitam sobre as articulações entre Discurso, Mídia e Sociedade na contemporaneidade. Nessa perspectiva, visa acolher propostas de trabalho que abordem os seguintes eixos de pesquisa: Discurso e produção de sentidos nas diferentes representações e materialidades midiáticas. A mídia como dispositivo de enunciação. Discurso e mídia na produção de saberes, práticas e subjetividades. Discurso e mídia e processos de agenciamentos, dissensos e construção social da realidade. Relações de saber, poder e subjetividade nos/dos discursos midiáticos.

GT 3 – CRITICIDADE, MULTIMODALIDADE E LETRAMENTOS

Coordenadores: José Roberto Alvez – UERN; Moisés Batista – UERN

E-mail: gt03vconlid@gmail.com

Ementa: O GT criticidade, multimodalidade e letramentos discute temas relacionados à Análise de Discurso Crítica, perspectivas na Gramática do Design Visual, e enfoques nos multiletramentos.

GT 4 - DISCURSO, RELAÇÕES DE PODER, RESISTÊNCIAS E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA CULTURAL

Coordenadores: Maria Eliza F. Nascimento – UERN; Antônio Genário Pinheiro dos Santos – UFRN; Francisco Vieira da Silva – UFERSA; José Gevildo Viana – UERN

E-mail: gt04vconlid@gmail.com

Ementa: Considerando o universo das muitas contribuições, avanços e reflexões oportunizadas pelos estudos discursivos foucaultianos, lançamos o convite à apresentação de trabalhos neste GT, com a proposta de fomentar o espaço das discussões sobre as relações de poder e saber, com ênfase no biopoder, no campo disciplinar e da biopolítica, bem como no jogo de lutas que marcam as resistências em tempos de guerra cultural. Os trabalhos devem contemplar o espaço de alargamento das questões que são abordadas na égide dos estudos que tratam da interface do discurso e do sujeito na irrupção de acontecimentos, ligados à discursividade, a partir de objetos de natureza midiática, literária, política, pedagógica, etc. no atravessamento histórico e social a que são submetidos – que fundamentam, sustentam, transformam e determinam os modos de subjetivação na sociedade de hoje.

GT 5 – ESTUDOS SOBRE GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS: DO TRADICIONAL À MULTISSEMIOSES DIGITIAIS

Coordenadores: Jammara Oliveira – UERN; Lucineide Matos.

E-mail: gt05vconlid@gmail.com

Ementa: Este grupo de trabalho pretende contemplar pesquisas que se dedicam ao estudo das diferentes perspectivas teóricas para a análise dos gêneros discursivos/ textuais, a partir dos estudos precursores de Bakthin, até os estudos contemporâneos sobre os diferentes gêneros oriundos dos ambientes digitais. Nesse sentido, tencionamos congregar trabalhos com foco na preocupação em discutir os desdobramentos dos estudos nessa área envolvendo, além dos gêneros em suportes tradicionais, também, os gêneros multissemióticos presentes nos diferentes textos que circulam nas esferas comunicativas no âmbito do digital.

GT 6 – LITERATURA E ENSINO: A PROSA DE FICÇÃO EM SALA DE AULA

Coordenadores: Marcos Vinícius Medeiros – UERN; Francisco Humberlan – IFRN

E-mail: gt06vconlid@gmail.com

Ementa: A literatura abriga uma multiplicidade de discursos na medida em que se materializa como texto através de variadas temáticas. O GT de Literatura e ensino: a prosa de ficção em sala de aula deseja receber trabalhos que analisem narrativas clássicas e/ou populares contemporâneas e do passado em língua portuguesa, tendo como horizonte o ensino literário em nível médio, compreendendo como iniciativa principal o letramento literário. Entendemos que os estudos literários devem priorizar discussões, reflexões e leituras que tenham como ponto de partida as especificidades desse discurso, a linguagem polissêmica presente nele e o modo como as temáticas são abordadas, levando em consideração as vivências dos sujeitos leitores em contexto de interação. Soma-se a isso a noção de que o ensino da literatura no ensino médio é responsável pelo gosto literário de milhares de jovens (JOBIM, 2012), isto é, estamos tratando com críticos literários em potencial que vão moldar a necessária escolha literária do que permanece ou não no eixo canônico. Nesse sentido, trabalhos que venham abordar os diferentes formatos do texto literário, a reflexão do que é e/ou trata a literatura e dos problemas que permeiam a leitura literária na escola também são objetos deste GT.

GT 7 – DISCURSO, GOVERNAMENTALIDADE, ESTADO E EDUCAÇÃO

Coordenadores: Allan Solano – UERN; Ciclene Alves – UERN; Secleide Alves – UERN

E-mail: gt07vconlid@gmail.com

Ementa: O Grupo de Trabalho (GT) objetiva reunir contribuições de pesquisadores, estudantes e profissionais da área do discurso e da educação, que tenham se dedicado a debater questões que envolvem a modernidade a partir da análise do discurso em Foucault; da governamentalidade neoliberal e sua relação com a sociedade; bem como o próprio Estado neoliberal e a gestão da educação. Também serão aceitas reflexões teórico e metodológicas que possam contribuir para a superação das desigualdades sociais e que contribuam de alguma forma para a resistência às opressões neoconservadoras do Estado moderno.

GT 8 – A POESIA, A CIDADE E O HUMANO: CONEXÕES

Coordenadores: Alexandre Alves – UERN; Lara Marques – UERN

E-mail: gt08vconlid@gmail.com

Ementa: Entre as diversas guerras culturais presentes no século XX e XXI (EAGLETON, 2011), a poesia consegue seguir resistindo contra o mero caráter de mercadoria e sob um contexto cultural que insiste na uniformização – seja das tradições, seja por meio de elementos novos – ou em conceitos de identidade ostentados pelas insistentes teorias entre o local e o universal. Uma das múltiplas representações poéticas representativas reside atualmente no lirismo acerca da cidade ao longo de vários nomes dos séculos XX e XXI – tanto do cânone constituído pela fortuna crítica quanto autores novos em plena ação – que expõem possibilidades de novas leituras sobre um temário representativo marcado pelo cenário urbano como espaço poético complexo e contraditório no quadro brasileiro e ocidental, pois “[...] as cidades se transformaram em grandes depósitos de problemas causados pela globalização” (BAUMAN, 2017). Constam de tal perspectiva diversas opiniões da crítica brasileira sobre a poesia moderna e contemporânea (BOSI, 2013; ´CICERO, 2000; MELO NETO, 1999) e sobre a cidade (BAUMAN, 2017; BRANDÃO, 2019; LYNCH, 2017). Neste GT, a presente proposta busca se fundamentar nos moldes discutidos pela crítica literária e cultural, apresentando debates sobre poesia moderna e contemporânea contemplando o temário escolhido (cidade x ser humano). A intenção é a de abordar e lançar mão do pensamento de poetas e teóricos que atentam para esse encontro entre a temática urbana e a lírica através de uma leitura de sua “inumerável combinação de sons, ritmos, palavras” (BOSI, 2017).

GT 9 – OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS: LÍNGUA, DISCURSO E ENSINO

Coordenadores: Verônica Aragão – UERN

E-mail: gt09vconlid@outlook.com

Ementa: A abordagem da língua e do discurso nos processos de construção dos sentidos. Os fenômenos fonético-fonológicos, morfossintáticos e semânticos, interligados aos aspectos discursivos, em diferentes gêneros textuais/discursivos. O ensino de língua portuguesa, pautado nas práticas de letramentos. Os temas transversais abordados em sala de aula, de maneira crítica, contra os discursos hegemônicos, como o machismo e o racismo.

GT 10 – PRÁTICAS DISCURSIVAS, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA CONTEMPORANEIDADE

Coordenadores: Ana Maria de Carvalho – UERN; Marcos Paulo – UERN; Alex Sandra da Siva – SEP

E-mail: gt10vconlid@outlook.com

Ementa: A proposta do GT é agregar pesquisas na área dos Estudos Discursivos Foucaultianos que abordem temáticas relacionadas a Gênero, Sexualidade e constituição de subjetividades. Interessa-nos discutir esses aspectos a partir de variadas práticas discursivas, em especial aquelas materializadas no discurso midiático.

GT 11 – PRÁTICAS DISCURSIVAS INCLUSIVAS NO ENSINO E NA MÍDIA

Coordenadores: Ady Canário – UFERSA; Pâmella Rochelle – GEDUERN; Sara Freire – UFERSA

E-mail: gt11vconlid@outlook.com

Ementa: Este Grupo de Trabalho pretende reunir e discutir pesquisas concluídas ou em desenvolvimento a partir do viés discursivo, em diferentes perspectivas teóricas e que circulam em variadas formações discursivas da linguagem, mídia e ensino. Neste sentido, tencionamos congregar trabalhos que contemplem a preocupação em refletir acerca de estudos inscritos em práticas discursivas que envolvem narrativas e/ou histórias de vida de sujeitos/grupos étnico-raciais e processos de inclusão de pessoas com deficiência.

GT 12 – ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA

Coordenadores: Gilson Chicon – UERN

E-mail: gt12vconlid@outlook.com

Ementa: Descrição dos aspectos linguísticos e socioculturais dos fenômenos relacionados ao ensino e aprendizagem do português brasileiro como língua materna.

GT 13 - O CINEMA E SUAS INTERSEMIOSES COM A LITERATURA E OUTRAS ARTES

Coordenadores: Emílio Soares Ribeiro; Jorge Witt de Mendonça Júnior

E-mail: gt13vconlid@outlook.com

Ementa: O presente Grupo de Estudo engloba trabalhos acerca de estudos de produções fílmicas, contemporâneas ou não, adaptadas de outras manifestações artísticas, entre elas a literatura, o teatro, a música, a fotografia, a pintura e o videogame, tendo como eixo norteador as relações entre os signos do texto traduzido e as representações que o cinema faz dos seus sentidos.

GT 14 - FORMAÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Coordenadores: Dr. Jorge Luis Queiroz Carvalho; Dra. Keyla Maria Frota Lemos

E-mail: gt14vconlid@outlook.com

Ementa: A proposta do GT "Formação e práticas do professor de línguas" é favorecer um espaço para a apresentação e discussão de estudos relacionados ao ensino de línguas. Pretende-se debater as abordagens que fundamentam a prática do professor de línguas em sala de aula, a mobilização dos gêneros textuais, a utilização de materiais para ensino de línguas, o ensino e a avaliação das habilidades linguístico-comunicativas. Em suma, se propõe a criar um espaço de diálogo e reflexão sobre o ensino de línguas que possa contribuir para a formação inicial, capacitação e atualização de professores.

GT 15 - DIÁLOGOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA E SOBRE AS LITERATURA HISPÂNICAS

Coordenadores: Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior (UERN), Profa. Ms. Iara Maria Carneiro de Freitas (UERN), Profa. Dra. Maria Solange de Farias (UERN)

E-mail: gt15vconlid@outlook.com

Ementa: Este Grupo de Trabalho visa discutir pesquisas na área de ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, principalmente relacionadas a métodos e abordagens, tradução, pragmática, material didático, tecnologia no ensino, fonética e ensino de pronúncia, formação do professor, interculturalidade e ensino, avaliação do processo de ensino e aprendizagem, variações linguísticas, bem como pesquisas relacionadas às literaturas hispânicas.

GT 16 - MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA PRÁXIS MUSICAL NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MÚSICA

Coordenadores: Prof. Me. Alexandre Milne-Jones Náder, Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro, Prof. Dr. Henderson de Jesus Rodrigues dos Santos e Prof. Me. Ítalo Soares Silva 

E-mail: gt16vconlid@gmail.com

Ementa:  O GT tem como objetivo fomentar o debate acerca de temáticas que tratam sobre as dimensões do fazer criativo, performático, educacional, tecnológico, cultural e entre outras perspectivas que caracterizam as práxis musicais na atualidade e como essas têm sido abordadas, problematizadas e ampliadas na produção do conhecimento científico-musical.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário