LISTA
DE PROPOSTA DE GTS V CONLID
GT 1 - ARGUMENTAÇÃO, LÉXICO E
ENSINO SOBRE O PAPEL DAS CIÊNCIAS NO BRASIL: MÚLTIPLAS INTERFACES NA CONSTRUÇÃO
DE SENTIDOS DO TEXTO
Coordenadores: Edmar Peixoto - UERN; Maria José Fernandes -
SEEC; Márcia Pereira da Silva – UERN
E-mail: gt01vconlid@gmail.com
Ementa: Os estudos envolvendo
investigações sobre texto contemplam diferentes campos disciplinares e diversas
perspectivas teórico-metodológicas e analíticas. Considerando tal contexto, é
natural que esse objeto de estudos seja concebido, analisado e ensinado de
acordo com os pressupostos delimitados por cada área do conhecimento, o que
explica as particularidades delineadas nos quadros teóricos desenvolvidos. Por
essa razão, percebemos que é salutar, além de analisar de que modo as questões
argumentativas e lexicais se evidenciam na organização textual, compreender de
que forma tais elementos são materializados no texto como objeto de ensino,
tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Nessa perspectiva, propomos
este simpósio temático com o objetivo de reunir, no contexto dos estudos
linguísticos, investigações que versem sobre a função da argumentação e do
léxico na construção de sentidos dos textos/discursos, independentemente das
perspectivas teóricas adotadas, assim como intencionamos ampliar os debates em
torno dessa temática, discutindo aspectos que revelem como o ensino do texto se
materializa nos diferentes níveis de formação. Por conseguinte, a nosso ver, o
simpósio poderá promover um relevante diálogo entre pesquisadores(as) com o
intuito de compreender o campo de estudos do texto/discurso, vislumbrando
diferentes aportes teóricos, metodológicos e analíticos, mas que se
complementam quanto ao que podem revelar sobre tal fenômeno investigativo e/ou
sua funcionalidade nos estudos linguísticos, considerando, sobretudo, as
práticas sociais de linguagem.
GT 2 – DISCURSO, MÍDIA E SOCIEDADE
Coordenadores: Daiany Ferreira – UERN; Geilson Fernandes
–INCT, CPCT, Fiocruz
E-mail: gt02vconlid@gmail.com
Ementa: O presente GT objetiva
abrigar discussões que reflitam sobre as articulações entre Discurso, Mídia e
Sociedade na contemporaneidade. Nessa perspectiva, visa acolher propostas de
trabalho que abordem os seguintes eixos de pesquisa: Discurso e produção de sentidos
nas diferentes representações e materialidades midiáticas. A mídia como
dispositivo de enunciação. Discurso e mídia na produção de saberes, práticas e
subjetividades. Discurso e mídia e processos de agenciamentos, dissensos e
construção social da realidade. Relações de saber, poder e subjetividade
nos/dos discursos midiáticos.
GT 3 – CRITICIDADE, MULTIMODALIDADE E LETRAMENTOS
Coordenadores: José Roberto Alvez – UERN; Moisés Batista –
UERN
E-mail: gt03vconlid@gmail.com
Ementa: O GT criticidade,
multimodalidade e letramentos discute temas relacionados à Análise de Discurso
Crítica, perspectivas na Gramática do Design Visual, e enfoques nos
multiletramentos.
GT 4 - DISCURSO, RELAÇÕES DE PODER,
RESISTÊNCIAS E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA CULTURAL
Coordenadores: Maria
Eliza F. Nascimento – UERN; Antônio Genário Pinheiro dos Santos –
UFRN; Francisco Vieira da Silva – UFERSA; José Gevildo Viana – UERN
E-mail: gt04vconlid@gmail.com
Ementa:
Considerando o universo das muitas contribuições, avanços e reflexões
oportunizadas pelos estudos discursivos foucaultianos, lançamos o convite à
apresentação de trabalhos neste GT, com a proposta de fomentar o espaço das
discussões sobre as relações de poder e saber, com ênfase no biopoder, no campo
disciplinar e da biopolítica, bem como no jogo de lutas que marcam as
resistências em tempos de guerra cultural. Os trabalhos devem contemplar o
espaço de alargamento das questões que são abordadas na égide dos estudos que
tratam da interface do discurso e do sujeito na irrupção de acontecimentos,
ligados à discursividade, a partir de objetos de natureza midiática, literária,
política, pedagógica, etc. no atravessamento histórico e social a que são
submetidos – que fundamentam, sustentam, transformam e determinam os modos de
subjetivação na sociedade de hoje.
GT 5 – ESTUDOS SOBRE GÊNEROS
DISCURSIVOS/TEXTUAIS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS: DO TRADICIONAL À
MULTISSEMIOSES DIGITIAIS
Coordenadores: Jammara Oliveira – UERN; Lucineide Matos.
E-mail: gt05vconlid@gmail.com
Ementa: Este grupo de trabalho
pretende contemplar pesquisas que se dedicam ao estudo das diferentes
perspectivas teóricas para a análise dos gêneros discursivos/ textuais, a
partir dos estudos precursores de Bakthin, até os estudos contemporâneos sobre
os diferentes gêneros oriundos dos ambientes digitais. Nesse sentido,
tencionamos congregar trabalhos com foco na preocupação em discutir os
desdobramentos dos estudos nessa área envolvendo, além dos gêneros em suportes
tradicionais, também, os gêneros multissemióticos presentes nos diferentes
textos que circulam nas esferas comunicativas no âmbito do digital.
GT 6 – LITERATURA E ENSINO: A PROSA DE FICÇÃO
EM SALA DE AULA
Coordenadores: Marcos Vinícius Medeiros – UERN; Francisco
Humberlan – IFRN
E-mail: gt06vconlid@gmail.com
Ementa: A literatura abriga uma
multiplicidade de discursos na medida em que se materializa como texto através
de variadas temáticas. O GT de Literatura e ensino: a prosa de ficção em sala
de aula deseja receber trabalhos que analisem narrativas clássicas e/ou
populares contemporâneas e do passado em língua portuguesa, tendo como
horizonte o ensino literário em nível médio, compreendendo como iniciativa
principal o letramento literário. Entendemos que os estudos literários devem
priorizar discussões, reflexões e leituras que tenham como ponto de partida as
especificidades desse discurso, a linguagem polissêmica presente nele e o modo
como as temáticas são abordadas, levando em consideração as vivências dos
sujeitos leitores em contexto de interação. Soma-se a isso a noção de que o
ensino da literatura no ensino médio é responsável pelo gosto literário de
milhares de jovens (JOBIM, 2012), isto é, estamos tratando com críticos
literários em potencial que vão moldar a necessária escolha literária do que
permanece ou não no eixo canônico. Nesse sentido, trabalhos que venham abordar
os diferentes formatos do texto literário, a reflexão do que é e/ou trata a
literatura e dos problemas que permeiam a leitura literária na escola também
são objetos deste GT.
GT 7 – DISCURSO, GOVERNAMENTALIDADE, ESTADO E
EDUCAÇÃO
Coordenadores: Allan Solano – UERN; Ciclene Alves – UERN;
Secleide Alves – UERN
E-mail: gt07vconlid@gmail.com
Ementa: O Grupo de Trabalho (GT)
objetiva reunir contribuições de pesquisadores, estudantes e profissionais da
área do discurso e da educação, que tenham se dedicado a debater questões que
envolvem a modernidade a partir da análise do discurso em Foucault; da
governamentalidade neoliberal e sua relação com a sociedade; bem como o próprio
Estado neoliberal e a gestão da educação. Também serão aceitas reflexões
teórico e metodológicas que possam contribuir para a superação das desigualdades
sociais e que contribuam de alguma forma para a resistência às opressões
neoconservadoras do Estado moderno.
GT 8 – A POESIA, A CIDADE E O HUMANO: CONEXÕES
Coordenadores: Alexandre Alves – UERN; Lara Marques – UERN
E-mail: gt08vconlid@gmail.com
Ementa: Entre as diversas guerras
culturais presentes no século XX e XXI (EAGLETON, 2011), a poesia consegue
seguir resistindo contra o mero caráter de mercadoria e sob um contexto
cultural que insiste na uniformização – seja das tradições, seja por meio de
elementos novos – ou em conceitos de identidade ostentados pelas insistentes
teorias entre o local e o universal. Uma das múltiplas representações poéticas
representativas reside atualmente no lirismo acerca da cidade ao longo de
vários nomes dos séculos XX e XXI – tanto do cânone constituído pela fortuna
crítica quanto autores novos em plena ação – que expõem possibilidades de novas
leituras sobre um temário representativo marcado pelo cenário urbano como
espaço poético complexo e contraditório no quadro brasileiro e ocidental, pois
“[...] as cidades se transformaram em grandes depósitos de problemas causados
pela globalização” (BAUMAN, 2017). Constam de tal perspectiva diversas opiniões
da crítica brasileira sobre a poesia moderna e contemporânea (BOSI, 2013;
´CICERO, 2000; MELO NETO, 1999) e sobre a cidade (BAUMAN, 2017; BRANDÃO, 2019;
LYNCH, 2017). Neste GT, a presente proposta busca se fundamentar nos moldes
discutidos pela crítica literária e cultural, apresentando debates sobre poesia
moderna e contemporânea contemplando o temário escolhido (cidade x ser humano).
A intenção é a de abordar e lançar mão do pensamento de poetas e teóricos que
atentam para esse encontro entre a temática urbana e a lírica através de uma
leitura de sua “inumerável combinação de sons, ritmos, palavras” (BOSI, 2017).
GT 9 – OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS:
LÍNGUA, DISCURSO E ENSINO
Coordenadores: Verônica Aragão – UERN
E-mail: gt09vconlid@outlook.com
Ementa: A abordagem da língua e
do discurso nos processos de construção dos sentidos. Os fenômenos
fonético-fonológicos, morfossintáticos e semânticos, interligados aos aspectos
discursivos, em diferentes gêneros textuais/discursivos. O ensino de língua
portuguesa, pautado nas práticas de letramentos. Os temas transversais
abordados em sala de aula, de maneira crítica, contra os discursos hegemônicos,
como o machismo e o racismo.
GT 10 – PRÁTICAS DISCURSIVAS, RELAÇÕES DE
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA CONTEMPORANEIDADE
Coordenadores: Ana Maria de Carvalho – UERN; Marcos Paulo –
UERN; Alex Sandra da Siva – SEP
E-mail: gt10vconlid@outlook.com
Ementa: A proposta do GT é
agregar pesquisas na área dos Estudos Discursivos Foucaultianos que abordem
temáticas relacionadas a Gênero, Sexualidade e constituição de subjetividades.
Interessa-nos discutir esses aspectos a partir de variadas práticas discursivas,
em especial aquelas materializadas no discurso midiático.
GT 11 – PRÁTICAS DISCURSIVAS INCLUSIVAS NO
ENSINO E NA MÍDIA
Coordenadores: Ady Canário – UFERSA; Pâmella Rochelle –
GEDUERN; Sara Freire – UFERSA
E-mail: gt11vconlid@outlook.com
Ementa: Este Grupo de Trabalho
pretende reunir e discutir pesquisas concluídas ou em desenvolvimento a partir
do viés discursivo, em diferentes perspectivas teóricas e que circulam em variadas
formações discursivas da linguagem, mídia e ensino. Neste sentido, tencionamos
congregar trabalhos que contemplem a preocupação em refletir acerca de estudos
inscritos em práticas discursivas que envolvem narrativas e/ou histórias de
vida de sujeitos/grupos étnico-raciais e processos de inclusão de pessoas com
deficiência.
GT 12 – ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA
Coordenadores: Gilson Chicon – UERN
E-mail: gt12vconlid@outlook.com
Ementa: Descrição dos aspectos
linguísticos e socioculturais dos fenômenos relacionados ao ensino e
aprendizagem do português brasileiro como língua materna.
GT 13 - O
CINEMA E SUAS INTERSEMIOSES COM A LITERATURA E OUTRAS ARTES
Coordenadores: Emílio
Soares Ribeiro; Jorge Witt de
Mendonça Júnior
E-mail: gt13vconlid@outlook.com
Ementa: O presente Grupo de Estudo engloba trabalhos acerca de
estudos de produções fílmicas, contemporâneas ou não, adaptadas de outras manifestações
artísticas, entre elas a literatura, o teatro, a música, a fotografia, a
pintura e o videogame, tendo como eixo norteador as relações entre os signos do
texto traduzido e as representações que o cinema faz dos seus sentidos.
GT 14 - FORMAÇÃO
E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Coordenadores: Dr. Jorge Luis Queiroz
Carvalho; Dra. Keyla Maria Frota Lemos
E-mail: gt14vconlid@outlook.com
Ementa: A proposta do GT
"Formação e práticas do professor de línguas" é favorecer um espaço
para a apresentação e discussão de estudos relacionados ao ensino de línguas.
Pretende-se debater as abordagens que fundamentam a prática do professor de
línguas em sala de aula, a mobilização dos gêneros textuais, a utilização de
materiais para ensino de línguas, o ensino e a avaliação das habilidades
linguístico-comunicativas. Em suma, se propõe a criar um espaço de diálogo e
reflexão sobre o ensino de línguas que possa contribuir para a formação
inicial, capacitação e atualização de professores.
GT 15 - DIÁLOGOS SOBRE O
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA E SOBRE AS LITERATURA
HISPÂNICAS
Coordenadores: Prof. Dr. Pedro Adrião da
Silva Júnior (UERN), Profa. Ms. Iara Maria Carneiro de Freitas (UERN), Profa.
Dra. Maria Solange de Farias (UERN)
E-mail: gt15vconlid@outlook.com
Ementa: Este Grupo de Trabalho
visa discutir pesquisas na área de ensino e aprendizagem do espanhol como
língua estrangeira, principalmente relacionadas a métodos e abordagens,
tradução, pragmática, material didático, tecnologia no ensino, fonética e
ensino de pronúncia, formação do professor, interculturalidade e ensino, avaliação
do processo de ensino e aprendizagem, variações linguísticas, bem como
pesquisas relacionadas às literaturas hispânicas.
GT 16 - MÚLTIPLAS
DIMENSÕES DA PRÁXIS MUSICAL NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MÚSICA
Coordenadores: Prof. Me. Alexandre Milne-Jones Náder, Prof. Dr. Giann Mendes Ribeiro, Prof. Dr. Henderson de Jesus Rodrigues dos Santos e Prof. Me. Ítalo Soares Silva
E-mail: gt16vconlid@gmail.com
Ementa: O GT tem como objetivo fomentar o debate acerca de temáticas que
tratam sobre as dimensões do fazer criativo, performático, educacional,
tecnológico, cultural e entre outras perspectivas que caracterizam as práxis
musicais na atualidade e como essas têm sido abordadas, problematizadas e
ampliadas na produção do conhecimento científico-musical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário