tag:blogger.com,1999:blog-12448591918107379012024-02-05T18:02:17.546-08:00V CONLID08 a 10 de novembro de 2023. Mossoró - Rio Grande do Norte - BrasilUnknownnoreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-1244859191810737901.post-3049753311610955272023-07-20T13:01:00.001-07:002023-08-10T07:28:58.882-07:00APRESENTAÇÃO <div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin-bottom: 0.0001pt; text-align: center;"><span face=""verdana" , sans-serif"><span style="color: #800180; font-size: large;"><b>I CIRCULAR</b></span></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><span face=""verdana" , sans-serif"><span style="font-size: small;"><br /></span></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;"><p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span face="Arial, "sans-serif"" style="background: white; font-size: 12pt; line-height: 107%;">O Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do
Estado do Rio Grande do Norte - GEDUERN, em parceria com O Programa de
Pós-graduação em Ciências da Linguagem - PPCL e a Faculdade de Letras e
Artes – FALA, estará realizando o </span><b><span face=""Arial","sans-serif"" style="background: white; color: #7030a0; font-size: 12pt; line-height: 107%;">V CONLID – Colóquio Nacional de Linguagens e
Discurso</span></b><span face=""Arial","sans-serif"" style="background: white; font-size: 12pt; line-height: 107%;">,<span style="color: #7030a0;"> </span>no período de 08 a 10 de novembro de 2023. </span><span face=""Arial","sans-serif"" style="font-size: 12pt; line-height: 107%;"><o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span face=""Arial","sans-serif"" style="font-size: 12pt; line-height: 107%;">O
evento terá como tema <b><span style="color: #7030a0;">Guerra C</span></b></span><b><span face=""Arial","sans-serif"" style="color: #7030a0; line-height: 107%; mso-bidi-font-size: 12.0pt;">ultural</span></b><b><span face=""Arial","sans-serif"" style="color: #7030a0; font-size: 12pt; line-height: 107%;">, <i>D</i>iscursos<i>, Linguagens e Práticas de Liberdade, </i></span></b><span face=""Arial","sans-serif"" style="font-size: 12pt; line-height: 107%;">na
tentativa de cartografar<b><i> </i></b> nossa experiência recente com um governo que inscreveu em nossa
história política práticas de ataques aos direitos dos trabalhadores e
trabalhadoras, à educação e à ciência, às instituições democráticas, ao sistema
de saúde; disseminou discursos xenofóbicos,
racistas, investiu contra os
direitos das mulheres, da comunidade LGBTQIAP+, negros e indígenas e instaurou
a necropolítica no trato com a COVID-19, sendo responsável pela morte de milhares de pessoas. O V CONLID também se propõe
descrever políticas de reconstrução do país, que garantam o resgate da
democracia e do desenvolvimento nacional sustentável.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin-bottom: 0.0001pt; text-indent: 35.4pt;"><span face=""Arial","sans-serif"" style="font-size: 12pt;">Mesmo vencido nas eleições de 2022, os
discursos disseminados pelo governo anterior reverberam-se nas práticas de seus
representantes e seguidores e instauram uma “Guerra Cultural” (HUNTER,1991) em
solo brasileiro, materializada no confronto discursivo entre adeptos do
reacionarismo e aqueles/as que defendem a democracia, as liberdades.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin-bottom: 0.0001pt; text-indent: 35.4pt;"><span class="annotation"><i><span face=""Arial","sans-serif"" style="background: white; color: #212121; font-size: 12pt;">No cenário brasileiro podemos tomar o conceito ou esta
prática para um diagnóstico do presente e desenvolver reflexões em torno de uma
atitude de resistência aos efeitos sociais e políticos dessa guerra, </span></i></span><span face=""Arial","sans-serif"" style="font-size: 12pt;">atitude que exige a
crítica como estratégia de transformação do pensamento. Foucault considera a
atitude crítica como tarefa da filosofia na a intransigência do pensamento:
“existe momentos na vida onde a questão de saber se se pode pensar
diferentemente do que se pensa e perceber diferentemente do que se vê, é
indispensável para continuar a olhar e a refletir”. (FOUCAULT, História da sexualidade II).
Momento em que o ser humano problematiza o que ele é, o mundo no qual ele vive
e se produz diferentemente.<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin-bottom: 0.0001pt; text-indent: 35.4pt;"><span face=""Arial","sans-serif"" style="font-size: 12pt;">No contexto de Guerra Cultural, a resistência
se efetiva contra uma visão essencialista que se porta contrária a qualquer
prática divergente, considerando-a uma ameaça que deve ser eliminada. <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin-bottom: 0.0001pt; text-indent: 35.4pt;"><span face="Arial, "sans-serif"" style="background: white; font-size: 12pt;">Classificados
por alguns como manifestações do neofascismo, os efeitos da Guerra Cultural se
materializam em formas diversas que se inscrevem na “retórica” do ódio, nas
políticas contra a vida, contra os direitos do outro, sejam eles relativos às
liberdades, às políticas de assistência social, saúde e educação, moradia,
dentre outras referentes ao exercício da cidadania. Isso exige uma atitude de enfrentamento que
coloca a necessidade de um trabalho ético-político que só se pode alcançar por
meio da intransigência da liberdade. Essa luta é para o exercício de uma vida
não fascista, contra o intolerável, a estupidez. FOUCAULT em seu texto <i>Por uma vida não fascista</i> nos convocava
para “o banimento de todas as forma de fascismos, desde aquelas, colossais, que
nos envolvem e nos esmagam, até as formas miúdas que fazem a amarga tirania de
nossas vidas cotidianas”. <o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span face="Arial, "sans-serif"" style="background: white; font-size: 12pt; line-height: 107%;">Nesse entendimento, considera-se que o cenário atual exige reflexões que
possam descrever e interpretar “o que estamos fazendo de nós mesmos, como nos
governamos e como queremos ser governados”. Compreende-se, por esse viés, que a
reflexão, o pensamento, apontaria para “um multiplicador das formas dos
domínios da ação política” com vistas a mostrar que </span><i><span face="Arial, "sans-serif"" style="font-size: 12pt; line-height: 107%;">a liberdade é vida ética de
constituição de si e do mundo </span></i><span face="Arial, "sans-serif"" style="font-size: 12pt; line-height: 107%;">(SAMPAIO, 2011).
<o:p></o:p></span></p>
<p class="MsoNormal" style="text-indent: 35.4pt;"><span face="Arial, "sans-serif"" style="font-size: 12pt; line-height: 107%;">Por esta circular, pesquisadores(as) do discurso e da linguagem
estão convidados a enriquecerem o debate em torno da temática proposta e seus
desdobramentos em diferentes práticas discursivas. Que se lancem os trabalhos! <o:p></o:p></span></p></div>
Unknownnoreply@blogger.com0