Notícias

NOTÍCIAS - V CONLID


COMUNICADO


    Comunicamos que, atendendo a  muitas solicitações, estamos prorrogando a data de entrega do artigo completo para os Anais do  V CONLID.


Nova Data: 10/12/23.


-------------------------------------------------



CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE CAPÍTULOS EM LIVRO - 2023

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL, torna público o convite a docentes, discentes e egressos do Programa, bem como outros pesquisadores associados, para apresentarem propostas de capítulo de livro, resultantes de pesquisas de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado, defendidas ou em andamento, apresentadas durante o V CONLID.

 

1)   ESCOPO

 

O capítulo proposto deve ter como objeto pesquisas cuja realização envolve(u) docentes, discentes, egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL, bem como docentes da FALA, conferencistas e palestrantes participantes do CONLID, desde que o capítulo represente uma das três linhas de pesquisa do programa:

 

a)    Linha de Pesquisa 1: Estrutura e funcionamento da linguagem

Descrição: Estudos de fatores responsáveis pela estruturação e funcionamento da linguagem em contextos de uso de línguas, observando mecanismos linguísticos e/ou discursivos que possibilitem abordagens em diversas perspectivas teórico- metodológicas.

 

b)    Linha de Pesquisa 2: Linguagens e práticas sociais

Descrição: Estudo dos mecanismos de produção de sentido em diferentes práticas sociais de manifestação da linguagem, observados em sua dimensão sociohistórica, cultural e estética. Assim, interessa-se pela análise dos processos de significação e suas materialidades em diferentes gêneros textuais/discursivos e práticas sociais.

 

c)    Linha de Pesquisa 3: Literatura, cultura e representação

Descrição: Estudos da literatura e igualmente de seu diálogo com outras formas de expressão da cultura. Consideram-se a representação e a interlocução do fenômeno literário com outros campos epistemológicos e manifestações artísticas e suas implicações para contextos sociais e históricos diversos, bem como com diferentes modos pelos quais tais relações se constroem.


2)   INSCRIÇÕES 

As inscrições serão recebidas no período de 10 de novembro a 10 de dezembro 2023, exclusivamente através do e-mail livro.conlid.ppcl@gmail.com, colocando-se no campo “Assunto” a expressão TEXTO PARA PUBLICAÇÃO LIVRO PPCL/CONLID. No ato da inscrição, o proponente deverá anexar uma versão


digital do texto em Word e outra em PDF, elaboradas em conformidade técnica e ética com as diretrizes de publicação. A partir da inscrição, autores comprometem- se a não submeter o original a nenhuma outra publicação até que seja formalizado o resultado de avaliação do material submetido.


3)   AVALIAÇÃO

 

As propostas serão apreciadas pelos organizadores do livro. Serão considerados, na avaliação das propostas de capítulos a qualidade acadêmica do texto, tendo em vista:

               a)        a caracterização, abordagem teórico-conceitual e/ou análise do(s) fenômeno(s) escolhido(s);

b)       a arquitetura conceitual e argumentativa (mobilização e articulação de conceitos e termos);

c)        o potencial de contribuição a outros trabalhos, pelo exercício metodológico e/ou proposições teórico-analíticas e/ou caracterização do(s) fenômeno(s) abordado(s);

               d)       as reflexões/conclusões que desenvolve;

e)        as referências, citações e notas, por pertinentes e imprescindíveis ao percurso argumentativo; por sua adequação formal e em número adequado.

 

Cada item das alíneas anteriores será pontuado de 0 a 2 (zero a dois) pontos. A nota final será o resultado da soma de cada item pontuado.

 

4)   SELEÇÃO DOS TEXTOS

 

Organizadores farão a seleção dos textos, seguindo os critérios expostos nesta chamada. Textos com nota inferior a 7 (sete) serão recusados. Não será disponibilizada avaliação ou parecer sobre o original submetido, caso o texto seja recusado. O resultado da seleção será comunicado aos proponentes por correio eletrônico. Autores de textos aprovados para publicação comprometem-se a realizar quaisquer adequações propostas pelos organizadores do livro, dentro dos prazos propostos, sob pena de não publicação do texto final. Aspectos quantitativos quanto à autoria dos textos por docentes, discentes e egressos do PPCL são apresentados a seguir:


a)    os textos devem obrigatoriamente ter como autores/coautores docentes, discentes e/ou egressos do PPCL, bem como docentes da FALA, conferencistas e palestrantes participantes do CONLID;

b)   cada professor proponente terá direito à autoria/coautoria de no máximo dois textos;

c)    cada discente/egresso proponente terá direito à autoria/coautoria de no máximo um texto;

d)   cada texto deve ter no máximo três autores.

 

 

5)   CRONOGRAMA

 

-   Divulgação da chamada: 30 de outubro 2023

-   Data limite para inscrição: 10 de dezembro de 2023

-   Confirmação e homologação das inscrições: 22 de dezembro de 2023

-   Divulgação dos textos aprovados: 20 de fevereiro 2024

 

6)   COMPROMISSO DO(S) AUTORES(AS): 

Conforme exposto no item 2 desta chamada, autores(as) dos originais assumem, perante os organizadores, a responsabilidade de revisar a autenticidade do texto e seu conteúdo, bem como a cessão dos direitos autorais sobre o material textual e iconográfico apresentado no capítulo proposto. 

 

7)   NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

 a)        O título aparece no topo da primeira página, em letras maiúsculas (CAIXA ALTA), centralizado, fonte Arial tamanho 12, negrito, espaço simples. Após o título, deixar uma linha em branco.

b)       Autores (no máximo 3) devem indicar instituição de origem, e-mails e links para o Currículo Lattes, em fonte Arial tamanho 12. Para a seção ‘Sobre os autores’, usaremos o texto disponível publicamente no currículo. Após autores, deixar uma linha em branco.

c)        O resumo deve ser apresentado com no máximo 250 palavras, num único parágrafo.

d)       Palavras-chave devem conter entre 3 e 5 itens, iniciando com letras maiúsculas e sendo separadas por ponto.

e)        Os textos devem ter entre 10 (dez) e 15 (quinze) páginas, com espaço simples em todo o texto, fonte Arial, tamanho 12, incluindo resumos e referências, arquivo em formato Word (.doc ou .docx).

f)        As seções dos capítulos devem usar caixa baixa e negrito, para seções primárias, negrito e itálico para seções secundárias e itálico para seções ternárias. As seções não devem ser numeradas.

g)       As considerações iniciais e finais devem evitar o uso de citações diretas.

h)       Citações diretas e indiretas devem usar caixa baixa entre parênteses, segundo as novas normas da ABNT. Ex. (Rodrigues, 2020).

i)         Citações diretas longas devem usar fonte tamanho 11.

j)         Figuras, tabelas e outros elementos gráficos devem ser indicados apenas de modo numérico, ‘Figura 1’, ‘Tabela 1’, etc. Não usar referências como ‘acima’, ‘abaixo’, ‘a seguir’, etc. Elementos gráficos devem estar centralizados. A fonte deve ser tamanho 11. Utilizar o menor número possível de figuras e tabelas.

k)       Usar notas de rodapé apenas quando estritamente necessário. A fonte deve ser Arial tamanho 10.

l)         URLs devem   ser   apresentadas   usando   encurtadores,   como    site

https://tinyurl.com/ ou similares.

m)      Referências devem seguir normas da ABNT. Utilizar negrito para destacar as referências.


Sugerimos a utilização do site da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (https://tinyurl.com/5bjvmbrc) em caso de qualquer dúvida, ou utilização das NBRs e do Manual de Normas Técnicas da UERN/2023.


 

8)   DISPOSIÇÕES FINAIS

 

No momento da inscrição, os textos deverão estar rigorosamente adequados às diretrizes de publicação e de formatação exigidas neste edital. O não atendimento das diretrizes implica na desclassificação da proposta. A submissão da proposta não implica sua aprovação. Casos omissos serão resolvidos pelos organizadores desta chamada.

  

Mossoró/RN, 30 de outubro de 2023

  

Prof. Dr. Clerton Luiz Felix Barboza

Coordenador do PPCL Portaria 1299/2022-GP/FUERN





------------------------------------------------

SOBRE PAGAMENTO DE INSCRIÇÕES

Solicitamos aos coordenadores de GTs (Grupos de Trabalhos) e aos responsáveis pela aprovação de Pôster que enviassem as cartas de aceite até o dia 17/10/23. Logo que esteja com a carta de aceite, o interessado deve efetuar o pagamento da inscrição até o dia 21/10/23 para que possamos organizar a apresentação nos Grupos de Trabalhos.  Só serão apresentados trabalhos que comprovem o pagamento da inscrição.

 O comprovante de pagamento deve ser enviado para os e-mails:

PARA OS INSCRITOS NA MODALIDADE II – PÔSTER

postervconlid@gmail.com      

PARA OS INSCRITOS NAS MODALIDADES I, III, IV      

inscricoesvconlid@gmail.com 

Se a conta usada para depósito/transferência estiver no nome diferente do nome do participante, este deve inscrever seu nome no comprovante.

 

LANÇAMENTO DE LIVROS

Estamos recebendo propostas para lançamento de livros durante o V CONLID. Os interessados devem enviar as informações abaixo, até dia 28/10/23 para o seguinte e-mail: geduern@gmail.com com assunto Lançamento de Livro.

Dados do Livro: Título, autor ou autores, apresentação do conteúdo do livro, editora, ano.

 

SOBRE COMPROVANTES DE INSCRIÇÃO -

Por problemas técnicos, solicitamos que todos reenviem o comprovante de inscrição (mesmo que já tenham enviado) para este e-mail: inscricoesvconlid@gmail.com   

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário