Minicursos

MINICURSOS

Data:  08/11/2023

Horário:  8 às 11h.

Observação: As inscrições nos Minicursos serão encerradas quando cada um completar 30 inscritos.

1 NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO: PROCEDIMENTO DE ANÁLISE PARA APREENSÃO DA REALIDADE INVESTIGADA

Profa. Dra. Sílvia Maria Costa Barbosa

Mestras:  Elisiana Nadia da Silva, Hemaúse Emanuele da Silva

EMENTA: Pretende apresentar a proposta metodológica dos Núcleos de Significação como procedimento de análise por meio dos sentidos presentes na fala. A oficina divide-se em dois momentos. No primeiro momento, apresentação do referencial teórico, elucidando o processo dialético de apreensão dos Núcleos de Significação. No segundo momento, atividade prática por meio de análise dos discursos em busca da apreensão da realidade investigada.

 

02 DIGITAL STORYTELLING: ABORDAGENS E TÉCNICAS

Jornalista/Mestra Izaíra Thalita da Silva Lima

EMENTA: O minicurso pretende tratar de abordagens sobre narrativas imagéticas e textuais que hoje são utilizados na internet e redes sociais com diversas finalidades. O minicurso trabalhará as técnicas mais usadas pela literatura e pelo cinema e exercícios de produção de Storytelling, que auxiliarão na construção de narrativas para internet, jornalismo digital e mídias sociais.


03 GÊNERO E SEXUALIDADE: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS

Prof. Dr. Marcos Paulo de Azevedo (UERN)

EMENTA: O minicurso pretende discutir as noções de gênero, dispositivo da sexualidade e corpo a partir dos estudos discursivos foucaltianos. Propõe, ainda, refletir sobre tais noções a partir de discursos contemporâneos que circulam nos diversos suportes midiáticos e abordam a comunidade LGBTQIA+.


04 GÊNEROS DISCURSIVOS: CONCEITOS E ATUALIDADE

Prof. Dr. Lucas Vinício de Carvalho Maciel

EMENTA: Abordar a noção bakhtiniana de gêneros discursivo nas práticas educacionais, refletindo sobre os elementos constitutivos do enunciado (conteúdo temático, construção composicional e estilo) articulados pelo autor (falante ou escrevente) na sua interação discursiva com o interlocutor (ouvinte ou leitor).


05 CORPO, MODA E DISCURSO

Prof. Ma. Ana Paula Felipe Ferreira Da Silva (UNP)

EMENTA: A proposta do minicurso se insere em uma abordagem no campo da Análise do Discurso, mobilizando as contribuições de Michel Foucault quanto ao estudo do discurso e à produção de subjetividades. O objeto de análise é a constituição de subjetividades do corpo das modelos negras na passarela do maior evento de moda brasileiro, analisando os processos de resistência do sujeito negro para ocupar seu lugar no mundo da moda (lugar este ocupado por mulheres brancas ao longo do tempo). O curso objetiva analisar as práticas discursivas de modelos pretas no mundo da moda e como se constituírem como sujeitos de resistência.


06 CRIMES DE ESTILO: A CARNAVALIZAÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO

Profa. Ma. Êmy Virgínia Oliveira da Costa (IFCE)

Profa. Clara Dulce Pereira Marques (SESI-RN)

EMENTA: Pretendemos realizar uma breve história do Discurso Político, trabalhando os conceitos de “carnavalização” em Bakhtin e “modos de enunciação” em Maingueneau, para que possamos compreender os modos de enunciação do Discurso Político contemporâneo, a fim de analisarmos como a nossa legislação e a jurisprudência, compreendem e criminalizam determinados enunciados/discursos.

 

7 QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA MÍDIA À LUZ DOS ESTUDOS DISCURSIVOS

Profa. Dra. Pâmella Rochelle R. D. de Oliveira

EMENTA: O minicurso pretende realizar uma articulação entre os estudos étnico-raciais e o campo dos estudos discursivos foucaultianos. Se propõe a discutir as noções de racismo e negritude a partir da percepção das relações de saber-poder e vontades de verdade que atravessam os discursos dos sujeitos negros na contemporaneidade, especialmente àqueles que circulam nas diferentes esferas midiáticas.

 

8 A GUERRA CULTURAL E AS METÁFORAS EMERGENTES NOS DISCURSOS POLÍTICOS E RELIGIOSOS.

Prof. Me Francisco Marcos de Oliveira Luz

EMENTA: Segundo Hunter (1991), o termo   «guerras culturais» se refere  ao processo pelo qual temas como o direito dos homossexuais, a legalização do aborto, o controle de armas e a legalização das drogas passaram a ganhar  proeminência no debate político americano, no final dos anos 1980, opondo conservadores ( também denominado por ortodoxos) a progressistas. Essa polarização tem ocorrido no Brasil nos últimos anos, através de atores políticos e religiosos, bem como diversos sujeitos sociais, que tiveram seus discursos evidenciados pelo maciço uso das mídias sociais. Além dos temas supracitados, têm-se tornado frequentes debates envolvendo questões como feminismo, o politicamente correto e estatismo vs capitalismo, além do multiculturalismo. Tais embates têm revelado a belicosidade de enunciados que visam, entre outras coisas, desumanizar o outro. Em meio a essa batalha moral, a família tem ocupado local central. Segundo Lakoff (2002), há dois modelos idealizados de família: o modelo do Pai Severo (conservador) e o Modelo do Pai Protetor (progressista). O primeiro se guia por uma visão punitivista da vida, enquanto segundo, se orienta pela compreensão e empatia. Assim, tais modelos podem ser detectados, principalmente, através do uso da linguagem em suas escolhas lexicais que remetam metaforicamente a esses modelos de família. Resumidamente, o minicurso em questão tem o objetivo de discutir e apresentar resultados de pesquisas realizadas relacionadas às guerras culturais e as metáforas emergentes desse fenômeno visto como uma prática discursiva atual relevante e que tem se tornado onipresente no cotidiano dos sujeitos, estando ele conscientes ou não acerca disso.

9. CATEGORIAS DO MATERIALISMO HISTORICO DIALÉTICO E DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Profa. Dra. Antônia Batista Marques

Profa. Dra. Elza Helena da Silva Costa Barbosa

EMENTA: Aprofundamento sobre as bases da Psicologia Sócio-Histórica. Estudos das categorias fundamentais do Materialismo Histórico Dialético. Estudo sobre a dialética homem-mundo; a relação subjetividade/objetividade.


10 - EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA NA AGENDA  DO SÉCULO XXI

Profª. Drª Francisca de Fátima Araújo Oliveira

Profª. Ma. Francisca Otília Neta

Profª. Ma. Jucilene Querino de Sousa

EMENTA: Educação e democracia: discursões preliminares sobre o contexto social e educativo no primeiro quartel do século XXI. 


TURNO VESPERTINO

11 – FOUCAULT: CONTRIBUIÇÕES À ANÁLISE DE DISCURSOS

Prof. Dra. Maria do Rosário Gregolim

Data:  08/11/2023

Horário: 14 às 16h30min

Prof. Dra. Maria do Rosário Gregolim

EMENTA: O minicurso mobilizará contribuições de Michel Foucault ao estudo do discurso com foco nas relações saber-poder e produção de verdades e subjetividades.

 

 

 


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